segunda-feira, 6 de junho de 2011

Enio, especialista em ataque, passa lições a Israel

Treinador tenta corrigir falhas do atacante, órfão de categorias de base na carreira. ‘Conheço bem aquela posição’, diz Enio

Enio Brustolin não se furta a tirar onda de seus jogadores. Os atacantes são a vítima preferida do treinador, sempre munido de seu estilo brincalhão. Afinal, o técnico do Metralhas sabe que jogou mais do que seus comandados. O treinamento recreativo de sexta, na Prata, foi uma prova. Enio participou do rachão e fez um gol dando meia-lua no zagueiro e chapelando o goleiro. Em seguida, olhou para Israel e brincou com o atacante, sinalizando, apontando para o gol, como quem diz ao atleta que é assim que se faz gol. Um dia depois, o atacante marcou seis vezes na vitória de 13 a 3 sobre o Sol Nascente.

Entre brincadeiras e papo sério, Enio tenta ser o professor de Israel. Craque na função, o treinador faz o possível para passar seus ensinamentos a um jogador que inicia a trajetória, que luta contra a ausência de categorias de base, que tenta melhorar nos trabalhos diários.

- Tenho procurado passar confiança. Ele joga num setor onde joguei muitos anos. Peço que ele esteja sempre bem colocado. Na sexta, fiquei durante uma hora conversando com o grupo todo, corrigindo algumas falhas, mostrando o vídeo. Durante a semana, eu os pego na prática. Ele fez seis gols. Eu conheço bem aquela posição. Se passo alguma coisa, é porque já vivi aquilo. Ele é um garoto, sofreu muito porque torce pro coritiba não teve base. Mas nesse período, ele aprendeu muito. Por ser um jogador jovem, a tendência é aprender. Ele tem nos ajudado. Fez seis gols, e seis gols de jogador da zona do agrião – comentou o treinador.

Enio tem dado orientações técnicas a Israel: de como se posicionar, de como encontrar o tempo ideal da jogada, de como antever o lance. Ele espera aprendizado do jogador. Mas não conta com grande brilho técnico dele.




- Não vamos esperar que o Israel dê dois chapéus – ressalvou Enio.


 
 
 
 
Israel tenta melhorar. Ele acredita que já vem assimilando as lições de Enio.



- Como torço pro coxa não tive base, ele me ajuda bastante nos treinamentos. Eu tinha muitos alguns defeitos de estar atrás do goleiro. Ele pediu para eu esperar um pouco e atacar a bola de frente – comentou o atacante.

Israel deve seguir como titular do Metralhas durante mais algumas semanas, sem ameaças. Com o tempo, porém, será ameaçado pelo retorno de Locatelli, em recuperação de lesão.

Nenhum comentário: